segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A ARTE NÃO VAI PARAR!!! Manifesto no RS!!!



POLÍCIA TENTA PARAR APRESENTAÇÃO DE TEATRO DE RUA NA ESQUINA DEMOCRATICA!!! E NÓS, VIVEMOS UMA DEMOCRACIA???

16/10/2010: A Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA... apresentava seu espetáculo de Teatro de Rua “Árvore em Fogo”, quando vários soldados da Brigada Militar tentaram interromper a apresentação com ameaças de prisão e gritos para intimidar os atores.
O Grupo Teatral, em um ato de resistência, levou a apresentação até o final. Quando foi detido. Não podendo deixar o local, nem levar o material cênico embora, seguiram para a Delegacia de Polícia, para “identificação”. Um cidadão que passava resolveu não ficar calado diante de tão absurda atitude dos soldados: se identificou como advogado e os acompanhou.
Argumento da BM para interromper a apresentação: "algumas pessoas não estavam gostando" (???). Depois de algum tempo de discussão, foram identificados e liberados.
...enquanto isso, quantos crimes de fato estariam ocorrendo nas proximidades??

Esta intervenção da BM desrespeita o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 que diz: "É LIVRE A EXPRESSÃO DA ATIVIDADE INTELECTUAL, ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E DE COMUNICAÇÃO INDEPENDENTEMENTE DE CENSURA OU LICENÇA"
Este foi mais um ato estúpido, inexplicável e inconstitucional da Polícia.

Em nome de todos os artistas trabalhadores do Rio Grande do Sul, expressamos:

A ARTE NÃO VAI PARAR!

Repudiamos a repressão da Brigada Militar! Arte não é crime, é um direito de todos!
Abaixo ao desrespeito com os artistas, à burocratização e cobranças para utilização de espaços públicos que são nossos espaços, pertencentes ao povo!!

Manifesto de Artistas acontecerá dia 17/11/2010 na Esquina Democrática!
A grade de programação está pré estabelecida:
12h: Abertura, início da distribuição dos panfletos e leitura do Art V
13h: Apresentação TIA
14h: Artistas da Fome
15h: Apresentação do Caio
16h: Roda de Capoeira
17h: Cia UmPédeDois
18:30h: Apresentação Levanta FavelA...
Temos ainda confirmadas a presença dos Grupos: Caixa Preta e Oi Nois Aqui Traveiz e diversos artistas que não levarão suas apresentações, mas estarão por lá com seus instrumentos. A imprensa também já confirmou presença para fazer a cobertura do evento!
É isso ai, compareça, faça valer sua força enquanto cidadão ou mesmo artista! De forma pacifica e artística temos que fazer a situação mudar, a rua voltar a pertencer ao Povo!
Organização: RBTR/RS
Rede Brasileira de Teatro de Rua / RS

3 comentários:

  1. Sou Professora Educação Infantil e Séries iniciais e Contadora de História coordenadora do Grupo de Arroio dos Ratos/ RS.
    Dou a maior força para a ARTE NA RUA!
    Estive no cais do porto dia 11/11/2010 e contei história na rua durante uma hora. Foi muito show.
    Teve momento que só havia adultos interagindo comigo e a escritora Christina Dias. PARABÉNS!
    isso não pode parar!
    Suzana Guerreiro Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Fiz algumas fotos http://www.flickr.com/photos/cabuscaa/sets/72157625440294549/

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Este é um convite para você participar do “Grupo Academia Machadense de Letras”, onde você poderá publicar gratuitamente seus poemas, contos, crônicas, livros, música; textos sobre saúde, releases de CDS e DVDS, eventos, lançamentos, sugestões de filmes, Artes, Shows, teatro, cinema, dança, artesanato... Acesse o link abaixo e no canto superior direito clique em (PARTICIPAR). Grande abraço!
    ---------------------
    https://www.facebook.com/groups/149884331847903/
    OBS:
    Em novembro (2013) a Academia Machadense de Letras, localizada em Machado, sul de Minas, realizará o IX Concurso de Poesias "Plínio Motta" (tema livre). Assim que sair o regulamento eu avisarei a todos Contamos com a sua participação.

    ResponderExcluir